campeonato acreano 2011

29/06/2011 19:19

 

 

AC: Decisão "Davi x Golias" começa a ser disputada nesta quinta

O Rio Branco é o time mais tradicional do Estado, com 26 títulos conquistados

Rio Branco, AC, 29 - Depois de três meses e meio de disputa, o Campeonato Acreano de 2011 começa a definir seu campeão, nesta quinta-feira. A partir das 21 horas, Plácido de Castro e Rio Branco começam a disputar o título da 65ª edição da competição estadual.

 

Para o Plácido, está será a primeira decisão acreana em sua história de 31 anos. Sua melhor campanha, até hoje, foi em seu primeiro ano na elite, em 2008, quando acabou na terceira posição.

O Estrelão, por outro lado, é o time mais tradicional do Estado, com 26 títulos, sendo o último no ano passado. Tem 12 taças a mais que o Juventus, o segundo maior vencedor. Em seguida, aparecem Independência (12), Atlético Acreano (6), Vasco (3), América (2), Adesg (1) e Grêmio Sampaio (1).

Se conquistar o título acreano, o Plácido será apenas o segundo time do interior do Estado a levantar a taça. O outro foi a Adesg, de Senador Guiomard, que foi campeão em 2006.

Distantes e próximos
Para chegar à final, Rio Branco e Plácido de Castro viveram uma situação parecida, embora tenham ficado distantes com relação à pontuação. O fato curioso é que ambos eliminaram os times de melhor campanha nas semifinais. O Estrelão passou pelo Juventus, enquanto o clube do Interior passou pelo líder Atlético Acreano.

Na primeira fase, o Rio Branco foi o terceiro colocado, com 28 pontos e, nas semifinais, venceu os dois jogos contra o Juventus, que foi o segundo colocado, com 33 pontos. No primeiro jogo, a vitória foi por 4 a 2. Já na volta foi ainda maior, 3 a 0.

A diferença na outra semifinal era ainda maior, o que também aumentou a surpresa. O Plácido foi o quarto colocado com apenas 19 pontos, sendo que sua classificação veio apenas na penúltima rodada. Já o Atlético terminou como líder, com 33 pontos. No mata-mata, porém, o time do interior venceu o primeiro jogo, por 4 a 3, e empatou o segundo sem gols.

Mais que um título

Além da taça, o campeão também terá direito a uma vaga na Copa do Brasil de 2012. O perdedor, porém, não terá uma derrota tão amarga. Isso porque o Plácido vai receber investimentos do governo do Acre no valor R$ 300 mil por ser representante acreano na quarta divisão. Como o Estrelão está na Série C, vai receber R$ 450 mil. Os valores são para custear, entre outras despesas, passagens aéreas, hospedagens e salários.