
aniversário
Depois de um domingo de folga, a seleção argentina voltou aos treinos nesta segunda-feira visando à estreia na Copa América, contra a Bolívia, na próxima sexta, em La Plata. Em um trabalho técnico-tático um quanto complicado, no período aberto à imprensa, o técnico Sergio Batista dividiu os 23 jogadores em três times em campos diferentes.
– Ele costuma fazer isso. Mas não sei te explica com funciona – disse um jornalista argentino próximo ao campo principal onde, pelo menos, dava para se perceber que, nesse espaço, Batista trabalhava a sua defesa titular: Zanetti, Burdisso, Gabi Milito e Rojo.
Ao lado, misturado com equipes da seleção sub-18, a estrela da companhia Lionel Messi treinava jogada de ataques com Agüero, Banega e Biglia. O final de semana parece ter sido agradável para o craque do Barcelona, que distribuía sorrisos. Batista, por outro lado, gesticulava bastante em outro campo.
No final da prática, o camisa 10 fez uma brincadeira inusitada com Gabi Milito: quase na linha do gol, eles tinham que tentar... perder o gol.

Concentração e coletiva de imprensa numérica
Primeira seleção a iniciar os trabalhos para Copa América, no dia 8 de junho, a Argentina começa nesta segunda-feira regime de concentração total. Os jogadores, que antes eram liberados após os trabalhos, dormirão no moderno e confortável CT de Ezeiza, pequena localidade a pouco mais de 30 minutos do centro de Buenos Aires. O time, inclusive, viajará para La Plata, cidade próxima da capital, no dia da estreia diante dos bolivianos.

Outra mudança foi a adoção de coletivas em detrimento das zonas mistas – onde qualquer atleta fala livremente com qualquer jornalista. Agora, após o treinamento, quando esse for aberto à imprensa, dois jogadores em ordem numérica de inscrição (o número da camisa oficial) na Copa América e de maneira decrescente, darão entrevistas. Nesta segunda, o goleiro Sergio Romero (23) e o atacante Diego Milito (22) foram as bolas da vez.
Como a movimentação desta terça será fechada, o grande objeto de desejo da imprensa, o camisa 10 Lionel Messi, não deverá tão cedo dar declarações.