
Falhas na construção das escadas de acesso e saída do novo estádio nacional de Varsóvia, na Polônia, podem adiar a inauguração da arena construída para a Eurocopa de 2012, disseram autoridades nesta quarta-feira, de acordo com a agência Reuters. O estádio, que fica às margens do rio Vistula, deveria ficar pronto no final de junho, um ano antes de a Polônia co-sediar a Euro 2012 com a Ucrânia.
Mikolaj Piotrowski, representante da empresa responsável por coordenar os preparativos do torneio na Polônia, confirmou que há problemas nas obras.
- Sim, identificamos esses riscos, assim como outros relacionados à qualidade e à segurança. O essencial agora são as conversas com a empreiteira, que devem resultar em um cronograma detalhado para consertar isto - afirmou.
Piotrowski, no entanto, garante que não há riscos para a disputa da Eurocopa.
- É muito cedo para falar com precisão sobre datas exatas agora. Não existe risco para a Euro 2012, já que ainda temos 380 dias pela frente - garantiu.
O jornal polonês Dziennik Gazeta Prawna estimou possíveis adiamentos de até 10 meses, acrescentando que também há problemas com instalações elétricas. Nesta quarta-feira, os temores das consequências de outros adiamentos derrubaram as ações de duas empreiteiras de Varsóvia, PBG e Hydrobudowa, que estão construindo a arena em colaboração com a Alpine Bau, braço austríaco da espanhola FCC.
Outro estádio em construção para a Euro 2012, a Arena Báltica PGE, na cidade costeira de Gdansk, perdeu esta semana o direito de sediar um amistoso entre França e Polônia marcado para 9 de junho por não estar pronta.