julgamento do treze x botafogo

31/05/2011 11:40

Treze não topou Torneio da Paz e a Paraíba vive a espectativa da decisão do TJD/PB hoje à tarde


O destino do Campeonato Paraibano pode mudar a partir das 18h30. Hoje acontece o julgamento do mérito da ação do Botafogo, pela Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB). Mais outro capítulo da "novela judicial" que paralisou a competição, numa briga envolvendo Treze e Botafogo. Ainda ontem, uma reunião entre Treze, Botafogo, Federação Paraibana de Futebol (FPF) e Ministério Público não conseguiu acordo sobre o representante paraibano na Série D do Campeonato Brasileiro.

A proposta de um "Torneio da Paz" entre Treze, Campinense, CSP e Botafogo foi feita pelos dirigentes do Belo, mas nenhum acordo foi concretizado. Reafirmando a posição tomada desde o início, o presidente do Treze, Fábio Azevedo, não aceitou a proposta e disse que não abrirá mão da vaga. "A vaga é do Treze. Nós a conquistamos dentro de campo e não abriremos mão ela. Não adianta vir com esse tipo de proposta que não interessa ao Treze. Vamos aguardar o resultado do julgamento na Justiça, nossos advogados estão trabalhando muito nesse caso e temos a certeza que também venceremos", disse.

Agora, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, precisará esperar a decisão justicial de hoje e já adiantou que acatará o resultado apontado pelo TJD/PB. O que o alvinegro da Capital pretende é reconquistar os pontos perdidos na derrota (4 a 0), no segundo jogo do cruzamento olímpico, no dia 8 de maio. Já o Treze, bicampeão paraibano dentro de campo, aguarda ser homologado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF) para representar o Estado na Série D do Brasileirão.

O diretor administrativo do Botafogo, Sérgio Meira está confiante no julgamento e em ganhar o direito de jogar contra o Campinense e decidir o segundo turno. "O Botafogo está respaldado pela lei que beneficia o clube nos epsódios ocorridos em Campina Grande.", destacou.

Continua

No entanto, seja qual for a decisão do Pleno do TJD/PB, pode não ser o fim da história. Pois os clubes poderão ainda recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Uma decisão que acarretaria maior espera, principalmente quando depende da justiça desportiva.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu um prazo até a próxima sexta-feira (3) para que possa definir quem será o clube que vai a Série D. Além do mérito, serão julgado os denunciados da confusão do clássico em Campina Grande, pela Procuradoria de Justiça Desportiva, nos termos dos Arts. 21 do Novo Código Disciplinar Brasileiro. Estão envolvidos cinco jogadores do Treze (Vavá, Cléo, Carlos, Doda e Ferreira), três do Botafogo (Genivaldo, Davi e Henrique), o preparador de goleiros do Belo, Luciano Santos, além do conselheiro do alvinegro da Capital Breno Morais.

Entenda o caso



Na 2ª partida, dia 8 de maio, o time do técnico Marcelo Vilar construiu o mesmo placar, 4 x 0, indo à final. Só que após o 4º gol, o atacante Vavá provocou grande confusão.

Após trocas de acusações, as finais entre Treze x Campinense são suspensas pelo TJD da Paraíba, que consedeu uma liminar ao Botafogo que pedia a anulação da partida, por número insuficiente de jogadores do Galo.

No dia 13 de maio, o Treze conseguiu ter as finais marcadas para o dia 18 e 22, contra a Raposa. Após dois empates, conquistou o Paraibano, mas a FPF foi impedida de homologar o título até o julgamento do TJD.


 veja o que o jornal o norte diz:

Com vaga na Série D ainda indefinida, FPF e clubes procuram uma solução para o pb 2011

Na véspera do julgamento do mérito pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB), o Botafogo participará de uma reunião, com representantes do Treze, Campinense, Centro Sportivo Paraíbano (CSP) e Ministério Público, na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF) no Centro da capital. O objetivo é buscar uma solução para que a entidade possa indicar um representante da Paraíba no Campeonato Brasileiro da Série D. O prazo estipulado pela entidade nacional terminará na próxima sexta-feira, dia 3. Um dos pontos que será discutido é a proposta do diretor administrativo do Botafogo, Sérgio Meira, em realizar um Torneio da Paz, com a participação do Treze, Sousa, CSP e o alvinegro da Capital.

A disputa aconteceria no próximo mês, já que a Série D só começa em julho. Integrado a Série C, o Campinense ficaria de for a, de acordo com a proposta. Contudo, alguns impasses existem para a realização da competição, com o Treze visando a formação da equipe para a Série D (caso seja homologado ou indicado pela FPF), Sousa e CSP não tem mais time para colocar em campo, com vários jogadores dispensados e negociados com outras equipes.

Caso não chegue a um acordo, a expectativa é com relação do julgamento do mérito que acontecerá amanhã, pelo TJD/PB. Na ocasião, o time da Maravilha do Contorno tentará obter os pontos da derrota para o Treze (4 a 0), para fazer a final da 2ª fase contra o Campinense. O alvinegro serrano conquistou o bicampeonato em campo, ao empatar os dois jogos finais, contra a Raposa (1 a 1).

Mantendo a forma

Por outro lado, o Botafogo venceu o Flamengo da Paraíba por 3 a 1, em jogo-treino, no último sábado, no Joaquim de Almeida Sobrinho, na Maravilha do Contorno, no Cristo Redentor. Os gols botafoguenses foram marcados por Válber, Paulinho Macaíba e Cláudio, descontando Túlio para o rubronegro da capital, que se prepara para o Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, contra o Santa Cruz de Santa Rita, Grêmio Serrano e Paraíba de Cajazeiras, que terá início no próximo dia 5 de junho.