noticia da libertadores

21/04/2011 18:06
         

Argentinos Juniors 2 x 4 Fluminense - Na época da Páscoa, Fluzão levanta do túmulo

Tricolor enfrentará o Libertad-PRY nas oitavas de final

 

Rio de Janeiro, RJ, 20 (AFI) - Não foi só Jesus Cristo que ressuscitou na época da Páscoa. Na noite desta quarta-feira, em um jogo épico que ficará na memória de todos os torcedores, o Fluminense, que tinha apenas 8% de chances de classificação, derrotou o Argentinos Juniors, por 4 a 2, no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, e confirmou sua classificação para as oitavas de final da Santander Libertadores.

Confira!
» Santander Libertadores: Flu e Santos garantem vagas nas oitavas-de-final

 
O gol da classificação Tricolor saiu dos pés do atacante Fred, aos 43 minutos do segundo tempo em cobrança de pênalti. Mais sofrido impossível. Este gol valeu ao Fluminense a classificação pelo número de gols pró (9 a 3), já que o Nacional, que terminou com a terceira posição, teve o mesmo número de pontos, oito. O adversário dos brasileiros na próxima fase será o Libertad-PRY.

Primeiro tempo
O Fluminense resistiu bem aos cinco minutos de pressão inicial impostos pelo adversário. Com isto, conseguiu sair para o jogo e chegar mais ao ataque, criando, inclusive, a primeira chance clara de gol. Em cobrança de falta de Conca, a bola passou por toda a extensão da área e o goleiro Navarro se virou para espalmar para escanteio.

Melhor em campo, o Fluminense encurralou o adversário e ocupava boa parte do campo de defesa argentino. O gol quase veio aos 16 minutos. Marquinhos tabelou com Fred e, de frente para o gol, o atacante acertou um chute seco na trave de Navarro. No lance seguinte, o poste não pode fazer nada. Mais uma vez Marquinho enfiou boa bola, desta vez para Júlio Cesar, que entrou em velocidade e bateu e primeira na saída de Navarro.

Não demorou muito para o Estudiantes conseguir empatar o jogo. Aos 24 minutos, Escudero ajeitou de cabeça para o meio da área e Berna fez a defesa. Porém, o árbitro Wilmar Roldan entendeu que Gum fez falta em Salcedo dentro da área e marcou pênalti. Na cobrança, o próprio atacante foi para a bola e bateu com categoria, deslocando o goleiro Ricardo Berna.

Com o gol dos argentinos, a partida esfriou e só voltou a pegar fogo nos minutos finais. Primeiro foi o Fluminense, que novamente passou na frente do placar. Aos 39 minutos, Fred bateu falta de longe e contou com a colaboração de Navarro. Cinco minutos depois, o Argentinos carimbou a trave de Berna após bicicleta do perigoso Niell.

Segundo tempo
O Fluminense ainda precisava de um gol para garantir a classificação e logo aos cinco minutos quase ampliou. Com muita categoria Fred ajeitou, de peito, lançamento longo e colocou Marquinho na cara do gol. O meia veio de trás, mas acabou finalizando para fora.

A resposta argentina não demorou e veio de forma fulminante. Aos dez minutos, a defesa do Fluminense não conseguiu cortar cruzamento e a bola sobrou para Oberman. O meia que havia acabado de entrar bateu de perna esquerda e contou com um desvio na defesa para encobrir o goleiro do Fluminense e empatar a partida.

Como no primeiro tempo, após o gol argentino a partida caiu de rendimento e o Fluminense sofreu ligeira pressão, mas conseguiu se sair bem e passar mais uma vez na frente do marcador. Aos 22 minutos, após cobrança de escanteio, Fred cabeceou para boa defesa de Navarro, que fez boa defesa, mas empurrou nos pés de Rafael Moura. Com tranquilidade o atacante empurrou para o fundo dos gols.

Com o resultado positivo o Fluminense precisava de apenas um gol para conseguir a classificação que parecia impossível. Nos últimos cinco minutos, os brasileiros foram para cima. Aos 39 minutos, Fred quase marcou em um sem pulo. Três minutos depois, Edinho invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Navarro. Pênalti. Na cobrança, o capitão do Tricolor Fred acertou o angulo e carimbou o passaporte para as oitavas de final.

Ficha Técnica

Argentinos Juniors 2 x 4 Fluminense

Local: Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Abraham Gonzalez e Javier Camargo (COL)
Cartões amarelos: Escudero, Prósperi, Basualdo (Argentinos Juniors); Diguinho e Marquinho (Fluminense)
Gols: Salcedo aos 25'/1T e Oberman aos 10'2T (Argentinos Juniors); Julio Cesar aos 17'/1T, Fred aos 40'/1T e 43'/2T e Rafael Mouro aos 25'/2T (Fluminense)

Argentinos Juniors
Navarro, Sabia, Torren (Oberman) e Gentiletti (Prette); Prosperi, Mercier, Basualdo (Laba) e Escudero; Rius, Niell e Salcedo.
Técnico: Pedro Troglio

Fluminense
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio César (Tartá); Diguinho (Araújo), Valencia, Marquinho e Dario Conca; Fred e Rafael Moura (Fernando Bob)
Técnico: Enderson Moreira