serie a

28/05/2011 12:05

Com ressaca, Avaí recebe o Galo,
que almeja voos altos neste Brasileiro

Time de Florianópolis tenta se reabilitar após eliminação na Copa do Brasil.
Já o Atlético-MG quer manter o ritmo após ótima estreia na competição

 
Renan avaí treino (Foto: Petra Mafalda / Gazeta Press)Renan é a esperança avaiana para não sofrer gols

Para esquecer o que passou. É com este pensamento que o Avaí vai receber o Atlético-MG neste sábado, às 18h30m (de Brasília) no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. A equipe vai ter que deixar de lado o abatimento pela eliminação na Copa do Brasil, na última quarta-feira, diante do Vasco. Já o Atlético-MG quer provar que a renovação feita na equipe dá condições aos mineiros de lutarem por um lugar entre os primeiros colocados. A estreia com vitória sobre o Atlético-PR encheu os torcedores de esperanças.

A partida terá a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moises (FIFA-RJ) e Bruno Boschilia (aspirante FIFA-PR). O canal Premiere transmite o jogo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo, em Tempo Real e com vídeos exclusivos a partir das 18h.

header o que esta em jogo

Avaí: o grande objetivo do Avaí na partida diante do Galo é tentar esquecer a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil para o Vasco, na Ressacada. Para isso, o time busca de qualquer maneira uma vitória diante de seus torcedores.

Atlético-MG: o Galo tenta vencer as duas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro, coisa que não acontece desde 1990, quando bateu São Paulo e Fluminense, e manter-se no topo da tabela de classificação.
 

header as escalações 2

Avaí: o Avaí não terá o atacante William no confronto com o Atlético-MG neste sábado, pela segunda rodada da Série A do Brasileiro. O jogador ainda sente a lesão no pé direito sofrida na partida da última quarta-feira contra o Vasco, na Ressacada. George Lucas deve voltar para a lateral, deixando a escalação com: Renan; Revson, Cássio e Gustavo Bastos; George Lucas, Acleisson, Marcinho Guerreiro, Marquinhos e Julinho; Fábio Santos e Rafael Coelho.

Atlético-MG: Dorival Júnior não faz segredo e deve mandar a campo o time que treinou durante a semana. A única mudança em relação à equipe que venceu o Atlético-PR, semana passada, é a volta do zagueiro Leonardo Silva, que estava suspenso, no lugar de Werley. O desfalque é o volante Serginho que cumpre o último jogo de suspensão pelo cartão vermelho recebido contra o Grêmio Prudente (hoje Grêmio Barueri) na Copa do Brasil. Mancini e Guilherme Santos, que estavam no departamento médico, foram liberados e estão à disposição de Dorival Júnior. Provável time: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Leonardo Silva e Leandro; Fillipe Soutto, Richarlyson, Toró e Giovanni Augusto; Magno Alves e Guilherme.
 

header fique de olho 2

Avaí: o goleiro Renan é o grande destaque da equipe do Avaí. O jogador vem fazendo boas apresentações e será o responsável por fechar o gol da equipe.

Atlético-MG: o meia Giovanni Augusto vem enchendo os olhos da torcida. A cada jogo vem se soltando mais e mostrando um futebol repleto de técnica e classe, além de velocidade e força. Com apenas 21 anos, tem talento e potencial para comandar o Atlético-MG neste Campeonato Brasileiro.
 

header o que eles disseram

Silas, técnico do Avaí: "Temos que pensar no Campeonato Brasileiro. Não podemos passar o sufoco do ano passado. Bola pra frente’.

Réver, zagueiro do Atlético-MG: "O lado psicológico do Avaí pode estar um pouco abalado com essa eliminação na Copa do Brasil, até porque foi assim com a gente nessa competição. Se tivermos a consciência de tirar proveito disso, temos tudo para sair com um bom resultado. A equipe deles tem o fator torcida, isso ao mesmo tempo é bom e pode se tornar ruim pra gente, dependendo da nossa atitude dentro de campo. Temos que ser inteligentes para trazermos a torcida para nosso lado. "


header números e curiosidades

* Os dois times se enfrentaram apenas quatro vezes na Série A. São três empates e uma vitória do Galo, com quatro gols a favor dos catarinenses e seis a favor dos mineiros. As equipes se enfrentaram também duas vezes pela Série B do Campeonato Brasileiro, ambas em 2006. Na oportunidade, o Avaí venceu em Florianópolis por 2 a 0 e o Galo goleou em BH, por 4 a 1.

* Avaí e Atlético-MG se cruzaram duas vezes pela Copa do Brasil. Em 2007, pelas oitavas de final, o Galo eliminou a equipe catarinense com duas vitórias, vencendo por 2 a 0 em Florianópolis, gols de Vanderlei e Coelho, e 1 a 0 no Mineirão, gol de Galvão. Em 1998, Atlético-MG e Avaí se enfrentaram pela fase preliminar, com os mineiros levando a melhor novamente (1 a 1 e 5 a 1).

* O Avaí disputou 19 jogos em Florianópolis no Brasileiro 2010, com nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas, marcando 34 gols e sofrendo 20. O aproveitamento da equipe catarinense como mandante foi de 56,1%.

* Já o Atlético-MG atuou 19 vezes como visitante no Brasileiro 2010 e somou apenas 17 pontos em 57 disputados, com quatro vitórias, cinco empates e dez derrotas, marcou 19 gols e sofreu 35. O aproveitamento atleticano como visitante foi de 29,8%.
 

header último confronto v2
 

O último encontro entre as equipes foi na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no dia 17 de outubro de 2010. O Atlético-MG venceu por 2 a 0, com gols de Neto Berola e Rafael Cruz. Quem vê apenas o placar pode imaginar que o jogo foi fácil, mas os dois tentos só saíram no segundo tempo, e o Avaí perdeu uma chance incrível quando o jogo estava empatado.