Derrotados na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Atlético-PR e Grêmio se enfrentam às 16h deste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba. As duas equipes tentam se recuperar dos insucessos iniciais - respectivamente para Atlético-MG e Corinthians - em busca dos primeiros pontos na principal competição nacional.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro será Wagner Reway, auxiliado por Fabio Rodrigo Rubinho e Lincoln Ribeiro Taques (trio de MT).Atlético-PR: com uma derrota para o Atlético-MG na primeira rodada, o Furacão precisa começar a pontuar no Brasileiro. Além disso, o time de Adilson Batista tem que mostrar para a sua torcida que está se entrosando em meio às críticas ao técnico de congestionar o meio de campo com vários volantes.
Grêmio: três derrotas consecutivas em casa - para Universidad Católica, Inter e Corinthians - levam o Grêmio a buscar recuperação longe do Olímpico. Neste período de maus resultados frente a seus torcedores, a equipe deixou a Taça Libertadores e perdeu a decisão do Campeonato Gaúcho.Atlético-PR: com Adaílton entre os titulares, o Furacão deve voltar ao esquema 4-3-1-2. O provável time do técnico Adilson Batista tem Renan Rocha; Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Cleber Santana e Marcelo Oliveira; Paulo Baier; Adaílton e Guerrón.
Grêmio: a epidemia de lesões - principalmente musculares - segue prejudicando o trabalho do técnico Renato Gaúcho. No total ele não pode contar com oito jogadores, seis deles titulares. A única dúvida está no ataque, entre Júnior Viçosa e Roberson. O time provável tem Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Fernando, Lúcio e Douglas; Lins e Júnior Viçosa.Atlético-PR: o volante Paulo Roberto sofreu uma entorse no tornozelo e não participou do treinamento de sexta-feira. Ele deve ser o único desfalque do Rubro-Negro.
Grêmio: estão lesionados, ou em processo final de recuperação, oito jogadores: Gabriel, Rodolfo, Bruno Collaço, Adilson, Leandro, André Lima, Vinicius Pacheco e Mateus Magro.Adaílton (Atlético-PR): o atacante Adailton volta a ser titular depois de se recuperar de lesão. Ao lado de Guerrón, é a oportunidade de ele voltar a fazer gols e se firmar como titular.
Rafael Marques (Grêmio): afastado do grupo principal, o jogador ficou fora dos planos do técnico Renato Gaúcho e chegou a ser praticamente liberado pela diretoria. Mas as lesões na defesa levaram o clube a repensar a situação do jogador, que saiu da lista de dispensáveis para a titularidade.Adilson Batista (técnico do Atlético-PR) – “Nós precisamos vencer. No Campeonato Brasileiro, o importante é a regularidade, é uma maratona. Precisamos fazer um bom jogo, vencer, ter um time organizado, equilibrado, ter os devidos cuidados com o Grêmio. São jogos difíceis”.
Renato Gaúcho (técnico do Grêmio) – "Todo mundo fala que lá não é nada fácil, mas todo mundo fala que não é nada fácil jogar aqui no Olímpico. Todos os locais são dificeis. O gramado é bom, o estádio é bonito, a torcida é empolgante. O Grêmio sabe disso tudo, sabe das dificuldades, mas o Grêmio é grande. É difícil para a gente, mas é difícil para eles também".* O Atlético-PR não derrota o Grêmio desde o returno do Brasileirão 2007 (31/10/07), quando venceu por 2 a 0 em Curitiba, gols de Ferreira e Michel. Nas últimas seis vezes que as duas equipes se enfrentaram em Brasileiros houve três vitórias do Grêmio em Porto Alegre e três empates em Curitiba.
* Atlético e Grêmio já se enfrentaram 18 vezes em Curitiba na história do Campeonato Brasileiro. O Furacão obteve sete vitórias, contra quatro triunfos dos gremistas e mais sete empates.
* Em toda a história, incluindo amistosos e outras competições, Atlético-PR e Grêmio se enfrentaram 49 vezes, com vantagem para o Tricolor gaúcho. Os gaúchos venceram 22 partidas, contra dez vitórias dos paranaenses e 17 empates.
Na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Grêmio recebeu o Atlético-PR no Olímpico, no dia 20 de novembro, e venceu por 3 a 1. O Tricolor abriu o placar com Neuton, mas Paulo Baier deu um susto nos donos da casa ao marcar o de empate.
Entretanto, Douglas colocou o time de Renato Gaúcho de novo na frente, e Diego fechou o placar. A vitória sobre um concorrente direto deixou o Grêmio ainda mais perto de uma vaga na Taça Libertadores 2011.