serie b
São Caetano 1 x 1 Ponte Preta - Na raça, Macaca empata no apagar das luzes
O Azulão vencia o jogo até o último minuto, quando Uendel marcou e deixou tudo igual
Tido como pedra no sapato da Ponte Preta, o São Caetano aprontava de novo para cima da Macaca. Mas no último minuto o time campineiro fez o gol de empate e o jogo terminou 1 a 1, nesta quarta-feira, no Grande ABC, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O duelo estava originalmente marcado para a última terça-feira, mas as fortes chuvas deixaram o entorno do estádio Anacleto Campanella sem energia elétrica.
Com o empate heroico, a Ponte Preta chegou aos sete pontos e fica na vice-liderança, atrás somente do líder ABC, que tem um ponto a mais. O São Caetano, por sua vez, deixou escapar a vitória e uma vaga no G4, ficando na oitava colocação com cinco pontos. No entanto, os dois times podem perder posições no complemento da rodada.Azulão aproveita vacilo da Macaca
Com baixa presença de público, o jogo começou equilibrado no estádio Anacleto Campanella. Mais bem distribuída em campo, a Ponte Preta ficava mais tempo com a bola nos pés e chegou com perigo aos seis minutos, mas Renatinho chutou fraco e Luiz fez a defesa. O troco do Azulão veio logo depois e a equipe da casa até balançou a rede, mas não valeu. Ailton tabelou com Nunes, driblou o goleiro Júlio César e empurrou para o gol, mas já havia sido marcado impedimento do meio-campista.
O volante Ricardo Conceição exercia forte marcação individual no meia Renatinho, dificultando a armação de jogadas da Macaca. Já o São Caetano encontrava dificuldades em penetrar na bem postada defesa da Ponte Preta. Com isso, o jogo era fraco tecnicamente, embora não faltasse vontade aos dois times, que erravam muitos passes.
Aos 24 minutos a Macaca quase tirou o zero do placar. Tiago Luís recebeu pela esquerda, puxou para o meio e soltou uma bomba que passou muito perto do gol de Luiz, que estava completamente batido no lance. No final do primeiro tempo o São Caetano cresceu de produção e saiu na frente aos 35 minutos, numa bobeada da zaga pontepretana. Após cobrança de escanteio pela direita, Nunes aproveitou desvio do ataque e mandou para as redes. A bola ainda resvalou em João Paulo Silva antes de entrar.
A Macaca sentiu o gol e teve uma "pane" nos minutos seguintes, mas logo se recompôs e reequilibrou a partida. No úiltimo lance do primeiro tempo, o atacante Ricardo Jesus teve a chance de empatar a partida. Ele recebeu livre de frente para o gol na entrada da área, mas pegou mal na bola e isolou.
Emoção até o último minuto!
O São Caetano voltou mais bem postado para o segundo tempo e marcando a saída de bola da Ponte Preta, que mostrava muito nervosismo e errava passes em demasia. Aos cinco minutos os donos da casa tiveram boa oportunidade de ampliar o placar com Nunes. O artilheiro cabeceou sozinho dentro da área, mas a bola foi nas mãos de Júlio César, que fez a defesa com muita tranquilidade.
A bola aérea era a principal arma do Azulão, e a equipe do ABC por pouco não fez o segundo gol aos dez minutos se aproveitando deste artifício. Após cobrança de falta da esquerda, o zagueiro Anderson Marques subiu sozinho e testou por cima da meta alvinegra, com muito perigo. Sem criatividade, a Ponte sentia dificuldades em finalizar contra o gol de Luiz, e não lembrava em nada o time que marcou dez gols em três jogos.
Tentando resolver a falta de agressividade do time, o técnico Gilson Kleina colocou os atacantes Ricardinho e Soares nos lugares de Xaves e Tiago Luís. Mesmo com a presença de três atacantes, a Macaca não mostrava força ofensiva para chegar ao empate. E foi o São Caetano quem quase marcou aos 32 minutos. Anderson Marques cobrou falta com violência, a bola enganou Júlio César e tocou no travessão.
A Ponte foi para cima no final do jogo, que ficou dramático. Aos 38 minutos o time campineiro por pouco não deixou tudo igual em cabeçada de Gerson, que obrigou o goleiro Luiz a fazer grande defesa. O empate da Macaca veio no último ance do jogo. O lateral Uendel aproveitou cruzamento da direita e paraceu livre no segundo pau para mandar para o fundo do gol e fazer a festa da torcida.
Próximos jogos
São Caetano e Ponte Preta voltam a campo na próxima terça-feira, pela quinta rodada da Série B. O Azulão enfrenta o Americana, às 21h50, fora de casa, enquanto a Macaca recebe o também paulista Grêmio Barueri, às 19h30, no estádio Moisés Lucarelli.