serie d

24/06/2011 19:53

ESPECIAL TÉCNICOS: Confira os treinadores do Campeonato Brasileiro da Série D

Apenas uma equipe ainda não definiu o treinador para a disputa da competição

 

 Há menos de um mês do início do Campeonato Brasileiro da Série D, as equipes já vão contando os dias para a estreia da competição, que se iniciará no dia 17 de Julho. Com um longo tempo do fim da maioria dos Estaduais ao começo da Série D, esse é o momento que os clubes têm para reformulações no elenco e na comissão técnica. Por isso,  revelamos a vocês todos os treinadores das equipes que disputarão o campeonato. Restam apenas os representantes de Rondonia, Acre e Paraíba, que está em um imbróglio.

Será que voltam?
Começando pelos estreantes na Série D. As equipes que foram rebaixadas na Série C de 2010 já anunciaram seus comandantes para a competição. O Alecrim-RN terá Carlos Gutemberg, também conhecido como Berguinho, no comando da equipe. O time de Natal sonha com o acesso após a queda em 2010.

O São Raimundo manteve o mesmo técnico do estadual, onde chegou às semifinais do segundo turno do Campeonato Paraense. Charles Guerreiro, ex-lateral do Flamengo, seguirá treinando a equipe, já que conseguiu bons resultados no primeiro semestre mesmo com um ambiente conturbado no clube.

O Juventude, tradicional clube gaúcho, desponta desde já como um dos favoritos para a conquista do campeonato. No início do ano, Beto Almeida, contratado na última temporada para livrar o clube do rebaixamento para a Série D (evidentemente objetivo não alcançado), foi demitido e Picoli, que era auxiliar técnico da equipe, assumiu o comando e foi mantido para a Série D. Por fim, o Gama. A equipe anunciou a volta do matador Dimba, mas além disso, anunciou também ex-técnico de um rival. Adelson de Almeida foi recentemente contratado, ainda não assumiu a equipe, mas já nome certo.

Dos campos aos bancos!
Como muitos outros campeonatos pelo Brasil e mundo afora, alguns treinadores da quarta divisão nacional são ex-jogadores. Um, em especial, viverá uma emoção nova. Campeão Brasileiro de 2001 pelo Atlético-PR como zagueiro, Rogério Corrêa jogou até este ano, quando encerrou sua carreira na Anapolina e já assinou contrato para ser o treinador da equipe.

O Santa Cruz, campeão estadual deste ano depois de seis anos de jejum, sonha em voltar a ter dias melhores e ser reconhecido no cenário nacional. Para isso, a conquista do estadual sob o comando de Zé Teodoro foi fundamental. E ele está mantido no cargo, credenciando o Santa ao título desde o início. Porém o que pode atrapalhar é o esforço da diretoria do Sport, que disputa a Série B, em contratar o treinador.

Dando continuidade aos treinadores campeões estaduais, não dá para esquecer de Arnaldo Lira, campeão baiano pelo Bahia de Feira de Santana - título que surpreendeu a todos. E ele continua no cargo na competição. A dúvida é se agora que o Bahia já não é mais uma surpresa, um azarão, se continuará a fazer belas campanhas como a do primeiro semestre deste ano.

Destaque no Campeonato Paulista deste ano comandando o Mirassol, o treinador Ivan Baitello também não foi embora e tentará repetir a boa campanha, quando levou a equipe à sétima colocação do campeonato, sendo eliminado apenas nas quartas de final pelo Palmeiras. Por outro lado, a diretoria do Oeste, outro representante paulista, apostará em Moacir Júnior, ex-treinador do Paulista.

Quem não vai ter medo da competição é o treinador do Itumbiara, Roberval Davino. Um dos técnicos mais experientes do Brasil, Roberval comandou várias equipes levando algumas ao sucesso (tem dois títulos brasileiros da Série C) e é a aposta do Itumbiara, que sonha em conseguir dois acessos, já que disputará a Segundona do Campeonato Goiano.

Do outro lado, Ricardo Drubscky que conhece bem o futebol mineiro (além de treinador, Ricardo já foi dirigente e coordenador de equipes como Cruzeiro, Atlético-PR) tentará levar o Tupi à Série C do Brasileirão, contando com sua experiência como gestor para um projeto a longo prazo. O outro representante de Minas, o Villa Nova, será Leonardo Condé, de apenas 33 anos, que comandou o Ipatinga na Série B da última temporada.

A única equipe que ainda não acertou com ninguém para comandar a equipe é o River Plate de Sergipe. Após a conquista do estaudal, o técnico Ailton Silva pediu um tempo para decidir se ficaria no comando da equipe, mas o presidente cansou da demora para a definição e já procura outro treinador.

Confira os treinadores dos clubes da Série D

vila aurora-mt- carlos rufino

Alecrim-RN - Carlos Gutemberg, o "Berguinho"

Anapolina-GO - Rogério Correa

Bahia de Feira-BA - Arnaldo Lira

Brusque-SC - Hélio Vieira

CENE-MS - Mirandinha

Cerâmica-RS - Lico Freitas

Cianorte-PR - Ronaldo Bagé

Comercial-PI - Aníbal Lemos

Coruripe-SE - Lorival Santos

Cruzeiro-RS - Leocir Dallastra

Cuiabá-MT - Ary Marques

Formosa-GO - Marquinhos Bahia

Gama-DF - Adelson de Almeidas

Guarani-CE - Júlio Araújo

Gurupi-TO - Roberto Oliveira

Independente-PA - Sinomar Naves

Itumbiara-GO - Roberval Davino

Juventude-RS - Picoli

Metropolitano-SC - Lio Evaristo

Mirassol-SP - Ivan Baitello

Nacional-AM - Adinamar Abib

Oeste-SP - Moacir Júnior

Operário-PR - Amilton Oliveira

Penarol-AM - Sérgio Duarte

Porto-PE - Laélson Lima

River Plate-SE - gilmar iser

Sampaio Correa-MA - Josué Teixeira

Santa Cruz-PE - Zé Teodoro

Santa Cruz-RN - Paulo Moroni

São Mateus-ES - Marcelo Cabeção

São Raimundo-PA - Charles Guerreiro

Sendas-RJ - Edson Souza

Trem-AP - Guto Gaúcho

Tupi-MG - Ricardo Drubscky

Villa Nova-MG - Leonardo Condé

Vitória da Conquista-BA - Guilherme Lima

quem vai levar a serie d 2011?